fbpx
Gestão da Manutenção

Você está preparado para ser um Gestor da Industria 4.0?

By 20 de dezembro de 2020 No Comments

Estamos lendo muitas informações sobre Industria 4.0, as inovações que podemos esperar, como essas tecnologias agregarão no processo de manutenção e otimização do processo produtivo ao implementarmos novas ferramentas.

Os ganhos produtivos já podem ser mensurados e ficamos deslumbrados ao imaginar esse novo cenário na indústria.

Mas, já parou para pensar quais Hard Skills e soft Skills serão consideradas como fundamentais para um gestor de ativos na manutenção?

Quando falamos em Hard Skills logo imaginamos conhecimento técnico, e hoje tal habilidade em alguns casos de fato, não é fator determinante para que alguém assuma uma posição de liderança desde que tenha soft Skills que lhe permitam  fazer a Gestão de pessoas e conduzi-las para realização dos processos produtivos , alcançando os resultados estabelecidos pela organização.

Ou seja, alguns  Gestores não  sabem como fazer, mas, sabem o que é necessário fazer e delegam para equipe executar , atingindo assim de maneira satisfatória o objetivo final.

 

A indústria 4.0 chega mudando esse conceito, pois, faz-se necessário a compreensão em relação as novas tecnologias e como elas integrarão os processos produtivos, cada vez mais máquinas serão automatizadas, comandos que um gestor precisará dominar, interpretar, sistemas que estarão integrados, é necessário a devida compreensão.

Ter conhecimento técnico se fará muito necessário, especialmente automação, programação que  serão  uma base para a busca desse conhecimento técnico.

Cursos técnico em  Mecatrônica, Mecânica também são considerados importantes para essa imersão.

Além de graduações e especializações relacionadas as áreas que estão evoluindo.

Outra Hard skill considerada fundamental é dominar outro idioma.

Já parou para pensar que a maioria dos manuais poderão estar escritos em inglês, espanhol ou outro idioma?

Alguns especialistas no assunto sugerem que  tenhamos pelo menos o domínio do inglês para que estejamos mais aderentes a essa necessidade.

À medida que os novos equipamentos forem implementados, conhecê-los individualmente e suas particularidades de funcionamento será fundamental.

Para isso faz-se necessário também que esse novo gestor tenha resiliência, uma  soft skill muito avaliada.

E não tenha dúvidas que será um fator determinante em processos seletivos.

 

Outras soft Skills  igualmente importantes  são : bom relacionamento interpessoal, inteligência emocional , saber lidar com conflitos, lembre-se como Gestor você estará à frente da equipe , e terá que  remediar conflitos , dificuldades que surgirem com a implantação de novos equipamentos e máquinas.

Para finalizar menciono uma soft Skill hoje muito valorizada nas empresas , e que se espera de todos os gestores que é a  Accountability, ou seja, que o Gestor  seja protagonista, que chame para si a  responsabilidade, e quando falamos nesta incumbência , é ele de fato assumir essa autoria pelos  resultados de sua equipe sejam eles positivos ou negativos.

 A indústria 4.0 está aí e com isso podemos dizer que a Manutenção também será 4.0 e precisamos nos preparar, adquirindo Hard Skills e soft Skills para que sejamos considerados um profissional 4.0, para que possamos nos enquadrar no que se espera de um Gestor 4.0 e estarmos alinhados aos objetivos  da organização.

 

 

 

 

Eymard Barroso

Author Eymard Barroso

More posts by Eymard Barroso

Leave a Reply

Translate »