O Sucesso da Gestão da Manutenção!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Alinhe agora no início do ano as estratégias para garantir êxito!

Partindo do princípio de que já temos o Plano de 52 Semanas  , agora vamos alinhar o time para que possamos juntos cumprir o planejamento realizado e possamos de fato passar para etapa de programação e pôr fim a execução.

Sugiro uma reunião de 120 minutos no máximo, de maneira macro apresentar o plano de 52 Semanas, apresentar os KPI’s da área, alinhando as estratégias para aderência. Quando eu era Coordenadora de Manutenção, tinha por hábito realizar a reunião assim que divulgadas as Diretrizes Organizacionais e os KPI’s, explicava cada indicador, a métrica de cada um e as estratégias para que pudéssemos alcançá-los.

Igualmente importante é mostrar o papel de cada membro da equipe, como individualmente ele contribuirá para alcance dos resultados, ele precisa perceber a importância dele ali, saber que ele faz diferença!

Os esforços individuais que geram o resultado coletivo, enfatize isso para sua equipe nessa reunião.

Neste momento, com a equipe, é possível realizar a Matriz Swot da sua área, o que já lhe dará uma visão das oportunidades, forças e lhe permitirá tratar as fraquezas e identificar as possíveis ameaças.

Algo que considero muito oportuno também é elaborar um PDCA, assim sendo:

(Plan) Planejar – Essa etapa do Planejar consideramos o Plano de 52 Semanas.

Caso não tenha o planejamento para 52 Semanas, comece estabelecendo o planejamento semanal, e depois mensal, desta forma estará se organizando e planejando, notará que sua Gestão da Manutenção ficará mais objetiva e assertiva.

(Do) Executar –  Uma vez planejadas e programadas as manutenções , é o momento de executar, consideramos aqui o plano de Manutenção, as OS que devemos executar.

(Check) Verificar – Neste momento devemos minunciosamente com base em dados e fatos analisar a performance, se estamos atingindo os objetivos previamente estabelecidos, e identificando que não estamos, opa sinal vermelho ai!

É hora de pararmos e analisarmos, duas ferramentas da qualidade que considero apropriadas para que possamos identificar os desvios são: Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês, essas ferramentas auxiliam para que possamos identificar a causa raiz e em alguns casos a causa que contribuiu para que não alcançássemos os objetivos.

(Act) Agir – Uma vez identificada a falha, o motivo pelo qual o objetivo não foi atingido, devemos agir para minimizar os impactos, e reverter a situação outra ferramenta da qualidade que ajudará é 5W2H. Essa ferramenta consiste em um plano de ação. Nele descrevemos o evento, estabelecemos uma ação para reverter o cenário, nomeamos um executor, colocamos prazo para execução da ação, dentre outros detalhes se necessário.

Eu costumava fazer mensalmente uma reunião para apresentar a performance e se necessário mudar a rota, considere caso seja aplicável em sua realidade.

Para garantir o sucesso de sua equipe de Manutenção e realizar uma boa gestão da Manutenção é de extrema importância que sua Equipe seja treinada e capacitada para as atividades, enfatize o trabalho em equipe.

Ao longo do ano certamente aparecerão, situações, problemas, eventos inesperados que podem atrapalhar o planejamento, estabeleça as prioridades para essa finalidade a matriz GUT poderá ajudar.

Dê a devida importância ao planejamento, programação, verifique a execução, se houver algo fora da curva investigue, identifique as causas ,faça plano de ação factível quando identificar desvios.

Não se esqueça: alinhe agora no início do ano as estratégias para garantir êxito!

Desta forma garantirá o Sucesso da Gestão da Manutenção!

 

 

More to explorer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *