A Engenharia por trás dos carros alegóricos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja o porquê a Imperatriz Leopoldinense foi campeã do carnaval do Rio e o que a Manutenção tem a ver com isso (se é que tem)

Foi por um décimo que a Imperatriz se sagrou campeã do Carnaval do Rio em 2023. E isso nos trás uma reflexão: “quem ganha é quem perde menos pontos”!

E é aí que a Manutenção entra!

Para contextualizar melhor, o primeiro desfile de carnaval no Rio de Janeiro, nos “modelos” atuais foi em 1932, tendo a Mangueira como campeã. Mas, muito antes disso, em 1854, o carnaval de rua do Rio de Janeiro ganhava uma novidade: era o desfile dos primeiros carros alegóricos movidos a tração animal, puxados por burros, totalmente enfeitados e acompanhados por inúmeros foliões.

Nos desfiles das escolas de samba atualmente, os carros alegóricos têm um papel ímpar. Eles são construídos para impressionar o público, com suas estruturas complexas e engenhosas. Porém, essas estruturas precisam ser construídas com materiais resistentes e duráveis para suportar o peso das pessoas que estarão sobre elas e os movimentos do desfile. Além disso, todos os componentes dos carros alegóricos precisam ser bem projetados e montados, para garantir que funcionem perfeitamente durante todo o desfile.

A confiabilidade dos componentes dos carros alegóricos é um fator crucial para o sucesso de uma escola de samba no carnaval. Uma falha em um desses componentes pode causar um efeito dominó, afetando todo o funcionamento do carro alegórico e prejudicando a apresentação da escola. Isso pode custar o título, pois cada ponto perdido significa estar mais longe da vitória.

A confiabilidade dos equipamentos e componentes também é fundamental para garantir a segurança das pessoas que estarão sobre os carros alegóricos. É importante que todas as medidas de segurança sejam seguidas rigorosamente, incluindo a verificação das estruturas antes do desfile e a presença de profissionais treinados para lidar com eventuais problemas.

Ou seja, para que tudo isso funcione perfeitamente, é essencial que haja um planejamento (PCM) prévio da equipe de manutenção, com teste preliminares e planos de contingência, caso ocorram problemas mecânicos, elétricos ou hidráulicos, durante o desfile. Por isso, é necessário que haja uma equipe de manutenção preparada para realizar os reparos necessários o mais rápido possível. A equipe de manutenção também deve fazer uma inspeção prévia antes do desfile, a fim de identificar possíveis falhas e atuar preventivamente.

O que a Manutenção tem a ver com os carros alegóricos? Tudo, afinal somos os médicos deles!

Costumo brincar que:

  1. Quem cuida da saúde do ser humano é o médico
  2. Quem cuida dos animais é o veterinário
  3. Das plantas, o botânico
  4. Para todo o restante (que não tem vida) do mundo, somos nós: Manutenção!

Quer conhecer o que uma das principais funções dentro da Manutenção faz e sua rotina? Clique no link para ler nosso artigo sobre o Planejador de Manutenção.

More to explorer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *